A diferença entre fracassar e prosperar como empresário não está na sorte ou no talento nato. Ela está em algo muito mais simples e perigosamente subestimado.
Você já parou para pensar por que qualquer profissional como por exemplo médicos, dentistas ,advogados e engenheiros estudam muitos anos antes de começar a trabalhar e atender o cliente ?
De outra maneira , muita gente acha que pode abrir uma empresa sem preparação alguma. E quando nós analisamos as razões pelas quais uma empresa fecha,estas razões geralmente estão sempre relacionadas com a falta de preparo do empresário. É o empresário que quer começar uma empresa e não entende nem mesmo conceitos básicos de administração como por exemplo: como administrar o fluxo de caixa, como entender o resultado financeiro da sua empresa, dentre outros.
É exatamente esta falta de preparo que explica por que 70% das empresas fecham nos primeiros 5 anos.
O problema não é falta de vontade ou de idéias brilhantes. O problema é que a maior parte das pessoas que decidem empreender começam o seu negócio próprio sem entender os fundamentos básicos de como administrar uma empresa. É a mesma coisa que dirigir um carro sem saber onde ficam os freios.
A empresa é o reflexo do empresário
Vou te contar uma verdade que pode incomodar: a sua empresa é o reflexo direto de quem você é como pessoa. Se você tem o costume de fazer acordos e não cumprir, sua empresa também vai ter problemas para honrar contratos e você perderá horas e horas de trabalho tentando evitar possíveis problemas legais com clientes, parceiros, fornecedores, dentre outros.
Se você não paga suas contas pessoais em dia, provavelmente sua empresa também terá contas atrasadas acumuladas na gaveta e provavelmente terá problemas de fluxo de caixa mais cedo ou mais tarde.
Há muitas características que se manifestam primeiro na vida pessoal e depois nos negócios.
As principais características que começa na vida pessoal e impactam nos negócios incluem autodisciplina, resiliência, empatia, responsabilidade, curiosidade, comunicação eficaz, gestão emocional, ética, capacidade de priorizar e adaptabilidade, todas fundamentais para o sucesso em qualquer área.”
Eu já dei de frente com essas características pessoais se manifestando na empresa diversas vezes nos últimos 25 anos empreendendo. Eu já conheci muitos empresários que prometem uma coisa e entregam outra. Eu já tive parceiros que simplesmente desapareceram na hora de cumprir o acordo. Eu já desenvolvi várias parcerias empresariais no passado que o meu parceiro não pagou a comissão combinada.
“É vergonhoso você ter que cobrar a outra parte por não ter cumprido um acordo depois de ter recebido o cliente. Não interessa se é muito ou pouco dinheiro – se você concordou, você tem que cumprir.”
Por que você precisa dominar a operação do negócio que você está se envolvendo
Deixa eu te contar sobre um erro que me custou caro. Anos atrás, entrei numa sociedade em um restaurante. Eu entrei com o todo o dinheiro e o meu sócio entrou com o conhecimento técnico. Eu cuidava da parte financeira e estratégica, enquanto meu sócio dominava toda a operação . Ele era chefe de cozinha, entendia do cardápio, sabia de tudo.
Um dia, descobri algumas “áreas cinzentas” na condução do negócio. O meu sócio estava me roubando. Quando confrontei meu sócio, ele simplesmente jogou as chaves do restaurante na minha mão e disse: “A partir de amanhã, o restaurante é seu”. Problema: eu não sabia nada da operação.
O que aconteceu depois? Contratei um novo chefe de cozinha, reformulei o conceito, fiz marketing porta a porta distribuindo flyers, consegui reerguer o negócio. Três meses depois, descobri que o novo chefe tinha sido preso na Itália por não pagar pensão alimentícia. De novo sem operação.
A lição é clara: quando você vai começar um negócio, você tem que dominar seu negócio do começo até o fim. Dados mostram que empresários que dominam operações reduzem em 40% o risco de falha ao substituir colaboradores chave, comparado àqueles sem conhecimento técnico.
Conforme a empresa cresce, você pode contratar outras pessoas para fazer as funções que você não quer ou não precisa mais fazer. Mas se algum funcionário importante tiver que sair do negócio repentinamente você senta na cadeira da pessoa e faz o trabalho.
Quais são os fundamentos básicos que eu acho que você deve aprender?
Vou ser direto: não existe uma receita de bolo para todas as empresas. O que funciona para uma padaria pode ser que não funcione para uma empresa de consultoria.
Porém, existem conceitos fundamentais que todo empresário precisa entender, independente do setor que a empresa dele atua.
É fundamental que você, empresário, aprenda quais são os conceitos fundamentais de finanças para gerenciar o seu negócio.
Segue abaixo um resumo:
Primeiro: Resultado financeiro da sua empresa. P&L (Profit & Loss) é um relatório financeiro que mostra o desempenho operacional e financeiro de uma empresa ao longo de um período (mensal, trimestral, anual).
Em português contábil, o documento equivalente chama-se Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Mostra receitas, custos, despesas e o lucro ou prejuízo gerado no período.
Segundo: Diferença entre lucro e caixa. Tem muita empresa que dá lucro no resultado financeiro da sua empresa mas não tem dinheiro na conta bancária. Caixa é mais importante que lucro. Pode ser que a sua empresa tenha vendido muito, mas ainda não recebeu o pagamento do cliente. Pode ser que a sua empresa teve outras despesas extraordinárias ou investimento em bens e contabilmente não foi considerado essas entradas e saídas de dinheiro no resultado do exercício.
Terceiro: Monitoramento. É muito importante que você, empresário, controle frequentemente o resultado financeiro da sua empresa. É muito importante também que você monitore as entradas e saídas da sua empresa e dedique tempo para controlar contas a pagar e contas a receber. Você precisa saber qual o percentual de cada despesa da sua empresa no seu faturamento total.
Parece óbvio, mas muitos empresários perdem o controle financeiro da empresa e tomam decisões incorretas em função da falta de controle financeiro.
O problema da internet dos gurus
Hoje em dia, a internet esta cheia de guru vendendo a “fórmula do sucesso”. Promessas de ganhar um milhão com a “minha estratégia revolucionária”. O problema é que quem consome esse conteúdo às vezes não sabe nem o fundamental de negocios e dessa maneira fica mais fácil de ser enganado.
Se você quer ser empresário, precisa estudar administração de empresas e empreendedorismo. Eu não estou falando necessariamente que você deva fazer uma faculdade de administração.
Estou falando de por exemplo, ir em uma livraria, pegar livros fundamentais de administração e estudar como se estuda para qualquer outra profissão.
Advogado estuda anos para ser advogado. Médico estuda anos para ser médico. Na minha opinião, você também deveria estudar para ser empresário ou para melhorar o empresário que você é.
A diferença entre a teoria e a prática
É claro que somente a teoria não é o suficiente.
A diferença entre a teoria e prática deve ser levada em consideração, principalmente porque na prática você está com seu dinheiro investido e você pode perdê-lo.
Tomar uma decisão sob pressão com o risco de perder meio milhão de libras é muito diferente de analisar um estudo de caso em um grupo de estudo.
O amadurecimento para tomar decisões difíceis, você só consegue com a experiência.
A única forma de amadurecer è tomando outras decisões. Errando ou acertando, você sempre aprende.
Mas isso não significa que você deve ignorar a base teórica.
Apesar de eu ter empreendido em diversos setores em diversos países nos últimos 20 anos eu também li mais de 800 livros sobre negócios. É uma média de um livro por semana.
Desses livros, uns 15-20% eram de desenvolvimento pessoal, 30% biografias de empresários, e 50% conteúdo técnico puro.
Na minha opinião você deveria ler livros dentro das três categorias acima: Desenvolvimento pessoal, biografias de empresários e conteúdo técnico de administração de empresa.
Não se esqueça também de consumir a maior parte deste conteúdo de empresários pequenos e médios e não somente bilionários. Afinal de contas, você está empreendendo para se tornar um pequeno empresário nem que seja inicialmente.
Cuidando da mente para tomar melhores decisões
Tem um aspecto que muitos empresários negligenciam: a saúde mental.
92% dos empreendedores com saúde mental equilibrada tomam decisões estratégicas mais eficazes, e exercícios diários reduzem o estresse em 65%.
Por que cuidar da cabeça é fundamental? Porque você empresário toma decisões o dia inteiro. Decisões operacionais, gerenciais e estratégicas.
Quando você não está com a cabeça boa e descansada, você toma algumas decisões que você acha que não têm importância e toma essa decisão com a cabeça ruim e cansada.
E às vezes algumas destas decisões que você achou que não tinham importância e você decidiu com a mente cansada poderiam ter quebrado a sua empresa.
O que você precisa fazer:
- Descansar a mente diariamente. Não só as férias anuais. Você precisa de 8-9 horas de sono todo dia. A mente não é um robô que trabalha 24/7.
- Exercitar-se regularmente. Não é só questão de ficar musculoso. Quando você faz exercício, descansa a mente, respira melhor, oxigena o cérebro. Muitas das minhas melhores decisões eu tomo durante caminhadas.
- Ter momentos de reflexão. Alguns empresários gostam de decidir na esteira, outros caminhando, outros meditando. O importante é ter espaço mental em um ambiente tranquilo para pensar com clareza.
A diferença entre estar nos 30% ou nos 70%
A diferença entre empresários que prosperam e os que fecham as portas não está somente na ideia de negócios.
A preparação, a ética ,a capacidade de honrar compromissos, além da disciplina de aprender continuamente, pode gerar uma enorme diferença no resultado da sua empresa.
Se você quer estar no grupo dos 30% que sobrevivem e crescem:
- Estude os fundamentos básicos de administração antes de abrir a empresa, não depois.
- Domine a operação do seu negócio, mesmo que depois delegue.
- Seja uma pessoa confiável : cumpra o que promete, pague o que deve.
- Cuide da sua saúde mental :decisões ruins custam muito caro.
- Aprenda continuamente : leia, estude, busque mentores ou consultores de negócios experientes que já passaram pelo que você está passando.
Empreender é uma arte que precisa ser estudada. Não é um jogo de sorte ou um dom natural misterioso. Pode até mesmo ser vista como uma profissão como qualquer outra.
A minha pergunta é, você gostaria de entrar nesse jogo preparado e participar dos 30% que tiveram sucesso ou você vai entrar esse jogo sem preparação e fazer parte dos 70% que fecham a empresa porque achavam que poderiam improvisar?



