O que você deve aprender de um empresário de sucesso?

Durante o meu percurso como empresário  e consultor de negócios no Brasil e no exterior, eu tive a oportunidade de dar consultoria e também oferecer serviços de contabilidade para mais de 15 mil empresários em diversos países. Além disso, uma das empresas no qual eu fundei em 2007 no Reino Unido  conhecida como Vertices Services lidera o  setor de contabilidade para empresários brasileiros no Reino Unido há 18 anos. Dessa forma, sinto-me confortável ao escrever sobre o tema deste capítulo: porque alguns empresários  são mais bem-sucedidos do que outros ?

Quero compartilhar com com você leitor o que a prática me ensinou. Acredito que ensinar é transmitir o que vivenciamos e assimilamos de verdade e não repetir o que apenas copiamos de outras histórias.

Vamos compartilhar algumas das minhas descobertas:

Empresários  bem-sucedidos não são questão de sorte: O mito da sorte no empreendedorismo

É muito fácil dizer que pessoas bem-sucedidas tiveram sorte. A sorte não é a principal causa para que um indivíduo seja bem-sucedido. Esqueçam esta afirmação. 

Muitas pessoas fazem outras acreditarem que a única forma de você ser um empresário  bem-sucedido é tendo sorte. A sorte é “uma força de propósito, imprevisível e incontrolável que molda eventos favoráveis ou desfavoráveis para um indivíduo”. 

Se a sorte explicasse tudo, não seria necessário a realização de uma pesquisa de mercado e muito menos a preparação de um plano do negócio antes de começar um negócio próprio. O empresário sortudo poderia montar uma empresa qualquer , em qualquer setor,  qualquer local em qualquer momento  para explorar qualquer oportunidade. Você sabe que esse não é o caso.

Empreendedores bem-sucedidos não são questão de sorte. Eles constroem resultados por meio de um processo calculado:  validam hipóteses com clientes, fazem pequenos testes antes de grandes apostas, medem o que importa e melhoram continuamente. O empresário bem-sucedido é um gerenciador de risco. Assume responsabilidade pelos erros, protege o fluxo de caixa, forma equipes fortes e mantêm disciplina no básico: atendimento, produto, operação e vendas. 

Você sabe o que é ter sorte? Sorte é quando você compra um bilhete de loteria por £ 1,00 e vocês ganha £ 30.000.000. Consegue entender a diferença? Não se pode prever quais serão os números vencedores, portanto, ganhar é proveniente da sorte. 

Outras pessoas  acreditam que sorte é estar no lugar certo e na hora certa. 

Preparação encontra oportunidade: quanto mais repertório, competências e cases você tem, mais “acidentalmente” você reconhece e captura uma chance quando ela aparece.  

Isso significa que para estar no lugar certo na hora certa, o empresário de sucesso teve que trabalhar continuamente, com persistência e resiliência.

Não tem como estar nesse lugar  certo sem ser proativo.

Empreendedores que parecem ‘sortudos’ ampliam a própria superfície de sorte: se preparam de forma consistente, cultivam visibilidade e relações, leem sinais fracos do mercado e mantêm alternativa para agir. Quando a oportunidade surge, decidem e executam rápido. A sorte acelera e a disciplina sustenta. 

Tudo acontece por uma razão. Quando você tem clareza positiva do que deseja conquistar e direciona sua atenção diariamente a isso, o ‘lugar certo e o momento certo’ começam a se revelar. Não é coincidência: é a combinação de foco, preparação e presença nos contextos certos. E quando essa oportunidade chega, cabe a você estar pronto para não deixá-la passar.

Empresários  que trabalham muito não fazem dinheiro

Coincidentemente muitas pessoas que sustentam esse discurso não trabalham duro. Por que Então, sustentar essa ideia? Porque é mais fácil desmotivar do que construir. São os chamados ‘ladrões de energia’: minimizam esforços, torcem pelo seu erro e tentam desviar seu foco. 

Segundo a minha experiência a maioria dos meus clientes bem-sucedidos com quem trabalhei e tenho dado consultoria empresarial trabalham uma média de 60 e 80 horas por semana, dependendo de fatores como o tipo de negócio, em qual fase do ciclo de crescimento que a empresa está, o setor, o nível de experiência do empresário e os recursos disponíveis.

Alguns deles trabalham até mesmo durante os fins de semana. O número de horas que você alocar para desenvolver e crescer o seu negócio, está direta e positivamente relacionado ao sucesso que a sua empresa pode atingir. Uma coisa eu te garanto, vai pelo menos aumentar a probabilidade da sua empresa crescer e prosperar.

Você não precisa ser um especialista em sua empresa mas deve entender tudo do operacional.

Uma vez que você se torna um empresário a sua principal função é liderar, tomar decisões estratégicas e garantir o crescimento da empresa. No começo da empresa, você deve entender um pouco de cada área. Você deve saber o maximo possível sobre o empreendimento que está executando. Como é possível vender algo em que não se tem conhecimento algum? Todos os empresários bem-sucedidos que eu conheço  entendem muito bem do produto ou serviço que estão oferecendo no mercado.

A única maneira de melhorar os processos de sua empresa é aprendendo em detalhes cada um deles. Entendo que às vezes você pode estar em uma posição de investidor, mas alguém, por exemplo, o seu parceiro ou alguém que trabalha em seu negócio, deve ser o especialista operacional. Também é preciso ter cuidado, pois se eles saem da empresa, você terá que encontrar outro especialista operacional para substituí-lo com a mesma qualidade, ou então terá que aprender sozinho, sendo que muitas vezes, não encontrará tempo para cumprir esta função. 

Na minha opinião  é fundamental você entender bem o operacional da sua empresa e como funcionam os processos, especialmente nos primeiros anos.

Entender bem os processos vai te ajudar a identificar ineficiências no processo, te ajudar a criar padrões ou processos para o seu time, te ajudar a você saber delegar com clareza no futuro e não depender de outras pessoas ou fornecedores.

Ser especialista em todas as áreas administrativas como, por exemplo marketing, vendas, finanças, operações não é viável nem eficiente. O seu papel empresário é entender o “todo” do negócio, identificar as áreas críticas e contratar ou delegar para especialistas que possam executar com excelência.

Mas novamente n se esqueça que você deve entender bem o operacional nos primeiros anos.

O equilíbrio ideal é:

Primeiros anos (ou fases críticas): Envolva-se no operacional para aprender, ajustar e estruturar os processos. Exemplo: se você tem um restaurante, precisa entender o básico da cozinha, compras e atendimento, mesmo que não seja chefe de cozinha.

Crescimento e escala: Conforme o negócio se estrutura, afaste-se do operacional e foque em estratégia, liderança e crescimento. Delegue tarefas operacionais para pessoas capacitadas e mantenha uma visão geral.

Criatividade é importante

Você deve sempre se perguntar se a maneira como está executando suas ações está correta. Posso melhorar alguma coisa? Estou certo de que, caso faça este exercício, novas ideias aparecerão e a criatividade começará a fazer diferença. 

Você encontrará alternativas criativas para desafios que surgem no dia a dia da sua empresa. Afinal de contas, no mundo empresarial, as mudanças acontecem rapidamente e a criatividade ajuda a você se ajustar e prosperar em novos cenários. Na minha opinião, empresários são geralmente pessoas com alto nível de criatividade. Com criatividade, o empresário poderá desenvolver novos produtos ou serviços criando soluções que possam atender as necessidades dos seus clientes de uma forma diferenciada. 

A maior parte dos empresários de sucesso participam da criação da estratégia criativa de marketing e comunicação da empresa para atrair e fidelizar os seus clientes. A única forma de você construir uma vantagem competitiva é oferecer algo único e inovador que os concorrentes não possuem.

Experiência anterior é muito importante

Quando as pessoas me procuram para iniciar um negócio, no qual já tiveram alguma experiência anterior, poderia afirmar que as chances de sucesso aumentam exponencialmente. Tendo trabalhado em um empreendimento semelhante antes, significa que você vai saber quais recursos são necessários para desenvolver um negócio bem-sucedido. 

Você já saberá como evitar alguns erros que irão aumentar suas chances de sucesso. A experiência proporciona maior segurança e habilidade para tomar decisões estratégicas com base em situações vividas anteriormente. Em alguns tipos de negócio, o entendimento da operação é fundamental. O empresário, já sabendo como gerenciar os processos internos, desde a logística até a gestão de recursos humanos, pode facilitar o início da empresa e o crescimento do negócio.

 Se o seu negócio necessitará de funding, ou melhor, capital de outros investidores, ter uma experiência no setor antes de começar a sua empresa dá mais confiança e facilita a obtenção de investidores externos. 

Conhecer outros parceiros, fornecedores e até clientes pode demonstrar para os investidores que o empresário entende muito bem do que está fazendo.

Uma vez que você teve experiência anterior no mesmo negócio, você também saberá com antecedência se o empreendimento escolhido é o tipo de negócio que você gostaria de dedicar o seu tempo e energia.

 Alguns consultores, não raro, aconselham os clientes a aprenderem a respeito do negócio enquanto estão em exercício no negócio. Eu acho que essa sugestão é uma loucura. Quando o empresário já entende o funcionamento do setor, as possíveis demandas dos clientes, os concorrentes e as tendências de mercado ele passa a ser um conhecedor do mercado aumentando significativamente a probabilidade do negócio dar certo. Fazer uma rede de contatos do setor é super importante antes de começar a sua empresa. Quem já trabalhou no setor muitas vezes possui uma rede de contatos valiosa, incluindo fornecedores, clientes, parceiros e profissionais que podem ajudar no sucesso do negócio.

Embora a experiência seja uma grande vantagem, ela não é um requisito absoluto.  Existem casos no qual  empresários de sucesso entram em áreas novas sem ter experiência anterior e prosperam ao estudar modelo de negócio. Porém, eu não recomendaria a ninguém começar dessa forma. No meu caso , mesmo sem experiência anterior no negócio, eu combinei aprendizado contínuo, planejamento e a disposição para enfrentar desafios mas eu não aconselho que você empresário faça o mesmo.

Arriscador ou apostador

Por que devemos chamar um empresário bem-sucedido de um apostador? Eles não são apostadores. Apostadores são pessoas que visitam o casino e apostam na roleta. Eles não têm controle do retorno da aposta que eles estão fazendo. 

Empreendedorismo é o processo sistemático de identificar, validar e transformar oportunidades em negócios sustentáveis, criando valor para clientes, sociedade e stakeholders através de inovação, gestão de riscos calculados e liderança estratégica.

Um empresário bem-sucedido desenvolve um plano de negócios, investe no seu negócio adquire todos os recursos suficientes para começar (incluindo o recurso humano) e é responsável por seu sucesso ou fracasso. Eles fazem negócios com paixão, intuição e análise quantitativa e qualitativa. Calculam estrategicamente cada exposição ao risco assumido. Ao contrário dos apostadores de cassino, não dependem da sorte. Fazem pequenos testes antes de grandes apostas, protegem o fluxo de caixa e mantêm sempre alternativas disponíveis para não comprometer todo o negócio em uma única decisão.

Geralmente, o que motiva as pessoas evitarem investir em um negócio é o medo. Medo de perder o dinheiro que muitos trabalharam duro para ganhar. E o pior de tudo é o arrependimento que vem depois . Muitos atingem a idade de aposentadoria arrependidos porque não começaram a empresa quando queriam.

 O que faz com que essas pessoas sejam bem sucedidas é que elas não focam no risco e na possível perda.  Quando iniciam seu próprio negócio, apenas focam na oportunidade.

São responsáveis ​​pelo negócio se obtiverem sucesso, mas são ainda mais responsáveis ​​se o negócio falhar.

Rede de Negócios

Todos os empresários bem sucedidos, têm uma boa rede de negócios. Eles entendem muito bem que o melhor método de marketing de vendas é conhecendo outros empresários. 

Conhecem bem o significado das palavras: referência e introdução. Eles também querem partilhar a sua experiência com outros empresários. É necessário esclarecer que Networking não é beber cerveja com seus velhos amigos, assistindo a um jogo de futebol. Esta é a rede social. Estou falando de rede de negócios.

Certifique-se de compreender a diferença entre um e outro. 

Empresários bem-sucedidos entendem que uma boa rede de negócios facilita o acesso a novos clientes, investidores, fornecedores e parceiros estratégicos. Um cliente satisfeito pode apresentar outros potenciais clientes, e uma introdução feita por alguém influente pode abrir portas que de outra forma estariam fechadas.

Participar de eventos, fóruns e grupos empresariais permite aprender com os erros e acertos de outros empresários, evitando armadilhas comuns e descobrindo práticas bem sucedidas.

Estar presente em eventos e manter presença ativa em redes empresariais ajuda a construir reputação e credibilidade no mercado.

Investir em seus funcionários

Pensar em si próprio antes que seus funcionários é o maior erro que pode fazer quando se está gerenciando um negócio. Seus funcionários são o ativo mais importante que a sua empresa tem. Eles podem ser o  tesouro do seu negócio. São as pessoas representarão sua empresa perante seus clientes. Uma equipe motivada oferece melhor experiência ao cliente melhorando a fidelização e o número de indicações.

Você precisa ter certeza de oferecer-lhes o melhor ambiente de trabalho. Providenciar formação e treinamento é fundamental. Funcionários bem treinados e capacitados trabalham com maior eficiência além de reduzir erros e retrabalho otimizando os processos internos da empresa.

Na Vertice Services, por exemplo, oferecemos treinamento de contabilidade aos nossos funcionários, pelo menos uma vez na semana, e ocupamos tempo e energia para nos certificar de que todos os nossos contabilistas estão totalmente qualificados. Este é o nosso objetivo.

Você também deve compreender que os indivíduos têm necessidades diferentes e, como diretor, deve se adaptar a fim de certificar que seus funcionários estarão sempre satisfeitos. À medida que a empresa cresce, é preciso ter certeza de que seus funcionários são sempre convidados a participar de qualquer oportunidade que surja.

Na Vertice Services, sempre falamos abertamente com os nossos colaboradores e se eles têm um objetivo diferente, tentamos o máximo que podemos para ajudá-los a alcançar esses objetivos. Funcionários valorizados tendem a ser mais proativos e ter maior disposição para sugerir melhorias. Você acaba criando um ambiente propício à inovação colaborativa.

Outro conselho seria: experiência e qualificação são importantes, mas a confiança é ainda mais fundamental. Eu me decepcionei em dois casos diferentes: dois dos meus empregados tomaram a decisão de deixar a minha empresa e montar um negócio semelhante, contatando diretamente todos os clientes com quem costumavam lidar quando trabalharam para a nossa empresa. Para um deles, investimos muito dinheiro em uma filial da Vertice Services, situada no sul de Londres. Outro foi alguém que costumava trabalhar muito perto de mim.

Estas duas experiências ruins nunca me fizeram mudar a maneira de pensar. Eu não posso sacrificar todas as pessoas que eu amo trabalhar, por causa desses indivíduos. Se você teve a mesma experiência, não se preocupe. A única lição que deveria aprender é ter a certeza de que a partir de agora  trabalha com pessoas honestas. E por favor, não pare de investir em seus funcionários por já ter sofrido com o mesmo tipo de experiência negativa.

Quando você investe no seu time, você aumenta a probabilidade de reter talentos. Isso significa que haverá uma menor rotatividade de funcionários reduzindo custos de recrutamento. O seu objetivo como empresário é construir uma equipe experiente e eficiente.

Rápido para aprender

A maioria dos empresários bem-sucedidos que eu conheço são rápidos aprendizes. Eles sempre estão se perguntando: “Por que isso funciona assim?”Gostam de encontrar respostas corretas para questões e, não as encontrando, se decepcionam.

Geralmente aprendem um assunto tão rápido o quanto querem, leem informações o tempo todo e estão sempre aprendendo em contato com outras pessoas através do seu networking estratégico. Eles conversam com mentores e especialistas em diversos assuntos. Eles também sabem que a experiência prática é muito importante. A única forma de aprender é tentar, errar e refinar.

 Eles gostam de observar atentamente o mercado, os concorrentes e a tendência. A velocidade do aprendizado do empresário é crucial para dar uma vantagem temporal. Dessa forma, ele consegue entrar no mercado mais rápido, adaptar rapidamente as mudanças do mercado e ainda antecipar as tendências antes dos concorrentes.

 Quando você, empresário, está bem informado, você consegue tomar decisões mais confiáveis reduzindo as incertezas. Quando você possui conhecimento de diferentes áreas você consegue conectar coisas não óbvias entre conceitos e consegue ter soluções criativas baseada nesse aprendizado diversificado. Você, empresário, começará a conectar informações de diferentes fontes e conseguirá ver padrões onde outras pessoas não conseguem ver tendo somente dados isolados. 

A minha sugestão é que você comece a ler diariamente não como obrigação. Você já percebeu que a maior parte dos empresários de sucesso tem o hábito de ler?

Agora, veja bem, não adianta nada você consumir informaçãoo e não aplicar imediatamente o que você aprende. A execução é muito mais importante que a teoria.

Muitos empresários também aprendem com mentores e conselheiros especializados. Eles participam de grupos de discussão e masterminds e adoram conferências e eventos do setor onde a empresa dele atua.

Persistência

Se você quer ser um  empresário  bem-sucedido, deve entender o significado da palavra “persistência “no trabalho.

Persistência é firmeza ou obstinação constante, apesar da dificuldade ou oposição. O ponto no qual eu estou tentando chegar, é que não se pode desistir facilmente por sua empresa ter tido qualquer tipo de dificuldade. É de sua responsabilidade superar a barreira e continuar tentando. Por outro lado, deve ser inteligente o suficiente para parar de tentar quando já é o bastante.

Há muitas forças externas e internas que afetam o seu negócio diariamente. Algumas dessas forças podem ser controladas e podemos usá-las em nossa vantagem nos negócios. Outras, por outro lado, são impossíveis de controlar. Uma delas é o Governo. Alterações na política do governo podem afetar o seu negócio. Outra força incontrolável é a força natural do planeta. Imagine se você tem um negócio em um lugar onde as catástrofes naturais acontecem com muita frequência. Lembro-me que quando montei um escritório há muitos anos em Christchurch na Nova Zelândia, e liguei para nossa recepcionista, procurando informações de um terremoto noticiado, descobri que ela havia falecido por conta do mesmo. Foi um momento muito chocante, mas algo que jamais poderíamos prever. 

Vamos lembrar também o impacto que a pandemia do coronavírus teve em todos os negócios do mundo todo. Não tem como esquecer.

Tenha cuidado com o que, e de quem você ouve a informação, ideia ou conselho. Indivíduos bem-sucedidos sempre ouvem a todos, mas eles sempre tomam as decisões por conta própria. Não estou dizendo que não deva compartilhar suas ideias com outras pessoas. O que estou sugerindo é que você deve se certificar de ouvir atentamente as ideias das outras pessoas, mas seguir o seu coração de forma intuitiva e também racional.  É de sua responsabilidade tomar a decisão sozinho. O problema é que muitas pessoas que querem te aconselhar e dar opinião não conhecem nada sobre o assunto que querem opinar. Você deve também sempre aprender muito bem a separar o conselho honesto do desonesto. Nem todos querem vê-lo feliz. A razão é que eles não são felizes e querem que você participe do seu seu círculo infeliz.

Às vezes precisamos mudar diversas vezes a forma fazer a mesma coisa, antes de obter o melhor resultado. Isso também é persistência.

Aprender com os erros

Se fizer algo certo, terá 10 pessoas para celebrar a sua realização. Se fizer algo de errado, terá 100.

Indivíduos bem-sucedidos estão sempre aprendendo com erros anteriores. Às vezes, eles ganham, outras vezes, aprendem. Algumas pessoas acreditam que o fracasso é o oposto de sucesso. Não é verdade. Muitas falhas podem resultar em um grande sucesso. O fracasso não é um estado ou condição de não cumprir com um objetivo desejável. A falha é temporária. Sucesso é quando as metas e objetivos são alcançados e, muitas vezes, ocorrem muitas falhas durante o caminho.

 A maioria dos indivíduos bem-sucedidos que conheço, cometeram muitos erros no passado. Eles até mesmo perderam tudo o que tinham e hoje são muito felizes. O fracasso é quando chegamos aos 85 anos de idade e pensamos no porquê não iniciamos um negócio quando éramos jovens quando queríamos muito. Não há regras sobre quantos anos você deve ter para ser uma pessoa bem-sucedida. Convém observar também que as estatísticas podem nos ajudar. A maioria das pessoas com negócios bem-sucedidos  iniciaram a sua vida empresarial  quando tinham 45 anos de idade. Em muitos casos de sucesso o empresário tinha mais de 60 anos quando começou o seu negócio. 

Tamanho realmente não importa

Será que o seu sonho pode ser medido? É muito difícil medir satisfação e felicidade. Desta forma, não importa realmente  se você é autônomo  ou se gerencia um negócio com 10, 20 ou 100 empregados. Enquanto estiver feliz com suas realizações, não tem mais com o que se preocupar. 

O problema é que muitas pessoas especialmente os business gurus na mídia social, na maioria das vezes, mostram grandes empresas como sendo o  único  exemplo do que significa sucesso empresarial. Isso é um absurdo. Na minha experiência, tenho visto pessoas com pequenas empresas familiares, mais felizes do que aquelas que gerem empresas com 100 empregados.

 Por favor, não compare o seu negócio com os dos outros. Eu não estou dizendo  deixar de analisar a concorrência, seus competidores ou fazer um benchmark.  O que eu estou dizendo é que talvez seus objetivos de negócio  e também objetivos pessoais sejam diferentes de outras pessoas. Tenho visto muitos empresários insatisfeitos que possuem mais de 100 empregados. Por outro lado, você precisa ter certeza que aí está claro quais são os objetivos do negócios a curto, médio e longo prazo, a fim de alcançá-los. 

Ser proativo

Empresários bem sucedidos são proativos por natureza: prevenidos, orientados à mudança e movidos pela iniciativa própria. Eles não esperam que as situações aconteçam para então reagir. Eles antecipam cenários, identificam oportunidades e agem preventivamente. Enquanto a maioria das pessoas vai ajustando conforme os problemas surgem, eles assumem o controle total, fazem as coisas acontecerem e criam o próprio futuro ao invés de simplesmente esperar por ele.

É muito importante monitorar constantemente as tendências de mercado e analisar quais são os possíveis cenários futuros. Empresários experientes estão sempre preparados para múltiplas possibilidades. Eles nunca trabalham com um cenário somente. E a prevenção faz uma enorme diferença. É importante agir antes do problema surgir sempre investir em soluções antecipadas e nunca se esquecer de criar sistemas preventivos.

Eu costumo dizer que é melhor ser o liderar uma situação do que reagir à situação. Se você quer se tornar um empresário de sucesso, você vai ter que ser proativo e construir as oportunidade.

 Para construir essas oportunidades, você terá que  aumentar a velocidade que você toma as decisões e executar imediatamente. Não adianta nada executar na hora errada. Você não pode estar sempre atrasado. Você tem que aproveitar as janelas de oportunidade do mercado.

Eles têm um objetivo e fazem negócios com um propósito

Todas as pessoas de negócios bem-sucedidos que eu conheço têm um objetivo claro. Eles fazem o que for necessário para atingi-lo. Além disso, entendem muito bem o que deve ser feito para alcançar o objetivo, sem prejudicar outros. Eles também sabem que, a fim de atingir seus objetivos, devem ajudar outras pessoas a alcançarem o objetivo delas. Se não fizerem isso, certamente serão indivíduos infelizes. Podem tentar usar uma máscara, comunicando a todos que estão felizes com o que conseguiram, mas não estão. Se você estiver envolvido em um negócio que ajuda outras pessoas, está na direção certa. A empresa precisa ter um propósito definido.

Ajude o ambiente e social

Se você quiser ajudar o meio ambiente, tenha certeza de que realmente quer, e não somente porque outras pessoas lhe disseram que é muito bom, para ser bem conhecido como um indivíduo que está preocupado com outras pessoas. As empresas devem se preocupar com o meio ambiente. Ambiente não significa apenas ambiente de natureza, mas também o ambiente social.

Inteligência Financeira

O empresário de sucesso não precisa ser um especialista na área financeira. Contudo, é muito importante que ele entenda, pelo menos, o básico para poder entender o desempenho financeiro da tua empresa e discutir esse resultado com outras pessoas interessadas. Afinal de contas, como é que o empresário vai tomar uma decisão se ele não entende o impacto financeiro dessa decisão? 

Hoje em dia tem uma série de cursos disponíveis no qual o empresário pode aprender conceitos fundamentais de finanças, como por exemplo, resultado do lucro de exercício, balanço, fluxo de caixa, planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo, análise de retorno do investimento, métricas de performance, capital de giro e reserva de emergência. Uma vez que o empresário esteja preparado ele vai entender que a gestão do fluxo de caixa é uma prioridade absoluta. É fundamental fazer o monitoramento contínuo de performance.É muito importante qualquer empresa definir métricas e KPIs relevantes. A única forma de decidir corretamente é analisar os dados corretamente, fazer testes A/B e validar hipóteses. É melhor se orientar por dados do que por intuição.

Visão Estratégica e de longo prazo

Nem todas as pessoas pensam da mesma forma. Muitos  empresários de sucesso possuem um pensamento sistêmico e visão de longo prazo. Se você não sabe o que é pensamento sistêmico, eu vou te explicar.

Pensamento sistêmico é a capacidade de ver a “floresta inteira” em vez de apenas as árvores. Em uma empresa tudo está conectado. Vou te dar um exemplo. Se você empresário toma uma decisão em vendas, essa decisão vai afetar a produção, que também vai impactar nas finanças da empresa e também vai influenciar o departamento de RH.

E se você não pensa sistemicamente, você se esquecerá de analisar a situação como um todo correndo risco no qual uma decisão que você não deu importância poderá afetar enormemente a sua empresa ás vezes levando até mesmo a falência.

Um bom empresário também sabe que a causa e efeito não são imediatos. Ações que eles fazem hoje vão gerar resultados em seis meses, um ano, às vezes até mais. É por isso que não adianta por exemplo você fazer um investimento em propaganda e marketing durante dois meses e achar que o resultado vai ser imediato. Voltando para a análise da floresta inteira, um bom empresário sabe que a sinergia entre os departamentos da empresa pode multiplicar o resultado final.

Como eu já mencionei antes, no começo do capítulo, antecipar as tendências de mercado pode fazer com que você mantenha como líder de mercado. Existem muitos sinais que os empresários estratégicos estão sempre observando, como por exemplo, mudanças demográficas, transformações tecnológicas e shifts comportamentais. 

Liderança Transformacional

Todo empresário de sucesso que eu conheci até hoje são pessoas que inspiram e motivam equipes além da sua gestão. A liderança transformacional é um estilo de liderança que inspira e motiva os membros da equipe a superar suas próprias limitações e a alcançar um desempenho excepcional.

A melhor forma de inspirar outras pessoas é dando  bom exemplo. Não somente dando bom exemplo para os seus funcionários mas sim para todos os participantes da empresa como clientes, fornecedores, entre outros. Se você quer ser um empresário de sucesso, você tem que ser um modelo a ser seguido. Você tem que ser íntegro, comprometido e ético. Essa será a única forma de você engajar a sua equipe e fomentar um ambiente de trabalho positivo.

É super natural para estas pessoas estarem  preocupadas sempre com o desenvolvimento de outras pessoas da equipe. Por ser bons comunicadores, a visão e os valores da empresa contaminam toda a equipe, fazendo com que as pessoas trabalhem com motivação alta.

Esses empresários criam um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados a contribuir. Não estamos apenas falando de palavras, mas de ações consistentes, que vão refletir os valores da empresa.

Esses líderes estão constantemente preocupados com o crescimento de seus colaboradores. Eles investem tempo e recursos em treinamentos, mentorias e oportunidades de desenvolvimento. Essa preocupação genuína com o desenvolvimento das pessoas não apenas aumenta a satisfação e a retenção dos funcionários, mas também eleva o desempenho e a inovação dentro da organização.

Para se preocupar com as pessoas, você precisa incentivar o diálogo. É muito importante ouvir as preocupações da sua equipe e promover um ambiente onde todas as pessoas  tenham a vontade de compartilhar ideias e feedbacks.

A liderança transformacional molda a cultura organizacional. Os valores e a visão do líder se espalham por toda a empresa, criando um senso de propósito compartilhado. Isso resulta em uma equipe que não apenas trabalha em direção a metas, mas que também se sente parte de algo maior, o que aumenta o comprometimento e a lealdade.

Agilidade e Adaptabilidade

A velocidade com a qual um empresário responde às mudanças de mercado, às novas tecnologias, às alterações de tendência e comportamento, podem fazer uma diferença enorme no resultado da empresa. 

Os empresários de sucesso buscam compreender como as mudanças em uma área afetam toda a sua empresa.

Eles desenvolvem uma mentalidade ágil, que vai além da simples reação às mudanças. Eles antecipam tendências, monitoram constantemente o ambiente externo e mantêm suas empresas  em estado de prontidão para mudança de direção quando necessário. 

Eu gostaria de lembrá-lo que agilidade não significa imprudência. Empresários experientes não colocam todos os recursos em uma única aposta. Eles sempre mantém reservas de capital de giro para aproveitar oportunidades emergentes e estão sempre planejando para diferentes possibilidades futuras além de possuir planos de contingência em caso as coisas não aconteçam como planejado.

A única forma de responder essas mudanças é estar sempre pensando em fazer as coisas melhores e mais eficientes. Para fazer isso o empresário necessita possuir uma curiosidade constante e estar sempre receptivo a críticas e sugestões de clientes, funcionários e outros parceiros.

Porém, é muito importante que essa experimentação seja controlada para evitar o gasto desnecessário de recursos que pode ser utilizado para outros fins. A ideia é sempre buscar implementar mudanças em pequena escala antes de expandir e criar prototipos mínimos viáveis para validar hipóteses.

A grande maioria dos empresários de sucesso possuem mentalidade de crescimento, porém, entendem muito bem como controlar  a velocidade do crescimento. Eles evitam um crescimento que possa comprometer o fluxo de caixa. Eles sempre buscam preservar o padrão de excelência e qualidade mesmo durante a expansão.

Vamos elevar o nível da sua empresa!

Tem dúvidas e precisa de orientação estratégica? Entre em contato com a minha equipe!

Continue lendo